Dores abdominais, diarreia, constipação, alterações dos hábitos intestinais, são alguns dos sintomas que pacientes acometidos por doenças do intestino podem apresentar.
A diverticulite é uma inflamação ou infecção de divertículos (pequenas bolsas ou projeções que se formam na parede do intestino). O paciente normalmente apresenta dores no lado esquerdo do abdome que pode variar de intensidade associado a febre, perda de apetite e alterações no hábito intestinal. O diagnostico deve ser feito por um médico especialista, sendo necessário por vezes a realização de exames complementares, tais como tomografia de abdome e colonoscopia. Atualmente, tenta-se controlar os sintomas e manter um tratamento clínico para essa enfermidade. No entanto, em determinados casos, a cirurgia deve ser realizada como tratamento definitivo. Em algumas situações é necessário a realização de procedimento de urgência.
Sintomas semelhantes a diverticulite podem ser causadas por outras doenças intestinais. Na dúvida, deve ser realizada uma consulta com especialista para elucidação diagnostica.